A propósito das comemorações do Dia Mundial do Turismo, organizadas pela Comunidade Intermunicipal Terras de Trás-os-Montes (CIM- TTM) e pela Entidade Turismo Porto e Norte, Mirandela recebeu, neste dia 25 de setembro, um seminário sobre o tema, que contou com a participação da Desteque (Associação para o Desenvolvimento da Terra Quente).

Dirigindo-se a uma plateia essencialmente constituída por alunos do curso de Turismo, da Escola Superior de Turismo e Gestão de Mirandela, a coordenadora da Desteque, Aurora Ribeiro, sublinhou a importância de gerir ferramentas de política comunitária “a nível local, numa atitude de proximidade com os agentes ativos no território) e os resultados são incontestáveis, nas últimas duas décadas, a oferta turística, em termos quantitativos e qualitativos, beneficiou de um incremento extraordinário. Através da designada abordagem Leader, só no último Quadro Comunitário de Apoio, a Desteque foi responsável pelo investimento de mais de 6,2 milhões de euros, distribuídos por três áreas fundamentais: restauração (restaurantes, tabernas, unidades de venda de produtos locais), alojamento (unidade de agroturismo e unidades de turismo em espaço rural) e animação turística. “Há 20 anos não tínhamos nenhuma empresa de animação turística no território, hoje temos cinco e este é um setor que ainda só representa 7 % do investimento que fizemos, há aqui ainda uma grande oportunidade de negócio”, disse.

A par do apoio direto a investimentos a Desteque tem vindo a desenvolver também diversos programas de cooperação para a qualificação do setor do turismo e a apostar na valorização de produtos chave. “Somos um território de Maravilhas”, referiu, sustentando esta afirmação na Alheia, Maravilha Gastronómica de Portugal, na categoria de entradas e na Albufeira do Azibo, Maravilha de Portugal, na categoria de praias fluviais.

“Conseguimos o reforço da oferta turística local mas não está tudo feito. Sabemos que a pequena escala, a falta de articulação em rede, a falta de produto turístico (produto compósito) em torno dos principais ativos de natureza ambiental paisagística e cultural do território são ainda um problema”, enumerou. Aurora Ribeiro defendeu que “a Desteque, a Corane, em parceria com a CIM-TTM e atores socioeconómicos e culturais do território, podem e devem ser catalisadores de um conjunto de tarefas específicas: organização de produtos turísticos locais; cooperação entre os atores; qualidade, certificação e formação; Conhecimento dos mercados / estratégias de promoção; governança de forma a garantir uma gestão integrada dos produtos locais; marca distintiva que confira visibilidade a um conceito de destino”.

Uma marca que a, coordenadora defende, já existe: “Try Nordestin’ é uma marca territorial, tem uma imagem fantástica, apelativa, tem escala e pode abraçar as muitas marcas que nós temos”. Esta marca é também uma plataforma que utiliza diversas ferramentas para criar um produto, organizar o setor e promover o território fora de portas. “Temos uma base de dados completa, com descrição dos Pontos de Interesse, fotografias e vídeos, georreferenciação, temos um website (www.trynordest.in) onde os utilizadores encontram toda essa informação, temos redes sociais com uma gestão exemplar, temos capacidade de promoção externa e estamos a trabalhar esta marca chapéu dentro e fora de portas”, sustentou.

O Try Nordestin’ é um excelente exemplo de parceria, nasceu na Corane (Associação de Desenvolvimento dos Concelhos da Raia Nordestina), estendeu-se para o território da Desteque “e o objetivo é que não fique por aqui”, defendeu a coordenadora. Foi, aliás, este projeto que serviu de base a uma candidatura protagonizada pela Desteque e pela Corane, que resultou na organização de um evento de caracter mundial, que vai decorrer no território de 4 a 7 de dezembro: o Smart Travel. “Este congresso mundial tem dois dias de conferências, que vão trazer ao nosso território estrategas e especialistas na área do turismo e das smart cyties, e tem dois dias de experimentação do território, organizamos experiências temáticas que vão dar a oportunidade a quem nos visita de conhecer o que de melhor temos para oferecer”, sublinhou.

Também o Smart Travel assinalou o Dia Mundial do Turismo com um hangout organizado em parceria com a IFFITI (International Federation for Information Technologies in Travel and Tourism).

 

Tags: , , ,