É já no próximo dia 22 de agosto que arranca mais uma edição da “TerraFlor – Feira de Produtos e Sabores”. Um evento que vai na 11.ª edição e que a cada ano que passa, se afirma como uma feira de excelência na divulgação e promoção dos produtos locais, nomeadamente, azeite, vinho, queijo, cogumelos, frutícolas, hortícolas, mel, enchidos, etc.

A XI edição da TerraFlor – Feira de Produtos e Sabores surge, por mais um ano, da criação de um Protocolo de Cooperação entre o Município de Vila Flor, a Associação Cultural e Recreativa de Vila Flor e a Desteque – Associação para o Desenvolvimento da Terra Quente .Um evento marcado pela gastronomia e pela cultura da região, mas sobretudo do concelho de Vila Flor. Com um cartaz diversificado, a “Terraflor” alia os produtos da terra às mais diferentes atividades agrícolas e culturais durante os três dias.

Para este ano a feira, conta com a presença de cerca de 100 stands dos mais diversos produtos e serviços, divididos pela gastronomia, artesanato além de outros produtos.

A anteceder a 11.ª edição, dia 21 de agosto, é aguardada uma noite cultural totalmente dedicada à dança, com as atuações dos grupos: “Escola de Ballet Ana Pinto”, “Grupo de Danças e Cantares de Vila Flor”, “Rancho Folclórico de Freixiel” e “Grupo de Música Tradicional da ACR de Vila Flor a ter lugar no anfiteatro ao ar livre.

A inauguração do espaço da feira está agendada para as 17 horas e 30 minutos, do dia 22 de agosto, com a animação da noite a cargo dos grupos “Troika” e “Sons do Minho”.

Sábado, 23 de agosto, a manhã é dedicada ao mundo rural com a VII edição do Concurso da Ovelha Churra e da Cabra Serrana, a Mostra da raça “Cão de Gado Transmontano”, e a Mostra/Exposição “Burro de Miranda”. Atividades que surgem com a necessidade de promover e divulgar estas raças autóctones presentes na região e que têm, no concelho, uma forte representação. A música da noite fica a cargo dos “Brass Gang Band” e de João Pedro Pais.

24 de agosto é dia de festa para todos os vilaflorenses que dão graças ao Santo Padroeiro, “S. Bartolomeu”. Neste, que é o último dia de atividades, a feira decorre a par com as diversas celebrações religiosas, tendo como ponto alto da tarde a grandiosa procissão pelas principais artérias de Vila Flor, já caracterizada pela beleza dos andores e pelo grande número de pessoas que os acompanha.

Durante todos os dias de feira, é importante destacar a participação de vários grupos do concelho, como o Grupo de Bombos de Freixiel e o Grupo de Gigantones de Valtorno, entre tantos outros já referidos anteriormente.

De 22 a 24 de agosto, Vila Flor é palco de mais um evento de excelência. Atividades que se esperam de sucesso junto de todos os visitantes.

 

Tags: , , , ,